Quarta-feira, Maio 8, 2024
InícioArquivosSTF manteve, ontem, suspenso o piso da enfermagem

STF manteve, ontem, suspenso o piso da enfermagem

 

Profissionais da enfermagem de Governador Valadares e de todo o Brasil devem retornar às ruas para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na noite desta quinta-feira (15), o plenário do STF manteve, por 7 a 4 votos, suspensa a Lei 14.434/2022 que criou o piso salarial nacional da categoria.

Em Valadares, em reunião na sede do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV), na última terça-feira (13), a categoria aprovou a situação de estado de greve.

Entenda

A Lei 14.434/2022 foi aprovada em julho e sancionada em agosto, estabelecendo o piso de R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

No entanto, o ministro Roberto Barroso suspendeu seus efeitos e deu prazo de 60 dias para que o governo federal, estados, Distrito Federal e entidades do setor informem sobre o impacto financeiro da medida. Os órgãos têm 60 dias para enviar as informações.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). Ontem, o plenário do STF referendou a decisão de Barroso.

Protestos

Na última sexta-feira (9) houve vários protestos no país. Em Valadares, centenas de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem fizeram passeata no centro da cidade até o Fórum local e, em seguida, até o prédio do Ministério Público Estadual (MPE), onde a manifestação foi encerrada.

A categoria pede o cumprimento imediato da lei com o pagamento do piso salarial e ameaça entrar em greve. A conquista da remuneração mínima para os profissionais da enfermagem foi uma luta de mais de 30 anos.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio -spot_img

Mais popular

comentários recentes