Quarta-feira, Maio 8, 2024
InícioArquivosAssembleia Geral aprova alterações no estatuto do Sinsem-GV

Assembleia Geral aprova alterações no estatuto do Sinsem-GV

 

Em votação apertada na noite desta quinta-feira (14), durante assembleia geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV), foi aprovado, por 65 votos favoráveis e 60 contrários, o novo estatuto da entidade.

Revisado pela última vez em 2010, o estatuto do Sinsem-GV precisou se adequar aos novos tempos, principalmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos, contemplando a realização de assembleias nos formatos virtual, semivirtual ou híbrido, como já adotado em vários sindicatos.

Na assembleia geral de hoje puderam votar apenas servidores filiados, conforme determinação do próprio estatuto. Uma das principais mudanças aprovadas diz respeito à realização da eleição da diretoria do Sindicato em um único turno.

Até então, as eleições eram feitas em dois turnos, encarecendo o pleito e retardando o resultado  – o que ainda poderá acontecer, mas apenas em situações específicas, como em caso de empate.

A presidente Sandra Perpétuo comemorou o resultado da votação e considerou as mudanças no estatuto uma vitória dos servidores e do sindicalismo. “Além do avanço que representa a atualização do estatuto, também foram criadas, por meio das alterações, as condições necessárias para impedir a interferência de qualquer governo na organização do Sinsem, uma situação que temos enfrentado com relação à atual administração municipal, inclusive com denúncia no Ministério Público do Trabalho”, ressalta.

Interferência

Na noite de hoje (14), mais uma vez o governo André Merlo (PSDB) tentou interferir no processo sindical, impondo que servidores contratados e não filiados ao Sinsem participassem da votação na reunião.

Como não foi permitida a entrada de não filiados, em cumprimento ao Estatuto do Sinsem, servidores comissionados chegaram a solicitar a presença da polícia militar, que, no entanto, não interferiu no andamento do encontro.

Assembleia aprova alterações no estatuto do Sinsem-GV
Servidores em cargo de chefia acionam PM para não filiados votarem na assembleia do Sinsem, mas não deu em nada. Foto: SinsemGV

“Fica evidente, mais uma vez, a interferência do atual governo, encaminhando chefes de setores numa tentativa de garantir que servidores contratados e não filiados compareçam à reunião, muitas vezes de forma obrigatória, e votem conforme orientação do Executivo. Mas o estatuto é claro e só permite que servidores filiados e em dia com suas obrigações participem da assembleia de alteração estatutária. E hoje, numa disputa bastante acirrada, venceu a proposta de manter um sindicato com compromisso de luta e sem interferência do governo”, comenta Sandra Perpétuo.

Saae presente

A presidente Sandra Perpétuo disse ainda que “o resultado de hoje tem sabor de uma segunda vitória. Hoje eu externo a mesma alegria do dia da vitória da nossa chapa, pois com as mudanças vamos impedir as tentativas de interferência do Executivo”, frisa.

Por fim, a presidente agradeceu os servidores que compareceram à assembleia e parabenizou, de forma especial, os trabalhadores do Saae. “Sindicato somos todos nós e ação sindical se constrói com participação efetiva. Uma diretoria forte tem a presença de seus filiados em todas as lutas, e o pessoal do Saae tem se mostrado bastante participativo e feito a diferença em todos os momentos decisivos”, acentua a sindicalista.

Quem também não poupou comemoração foram os servidores do Saae:

 

Veja as principais alterações no estatuto do Sinsem:

    • PRETENDENTES À FILIAÇÃO somente serão considerados filiados após o desconto da primeira mensalidade sindical;
    • VOTAÇÃO NAS ASSEMBLEIAS E ELEIÇÕES SINDICAIS são direitos exclusivos de servidores efetivos filiados, de forma a evitar interferência do governo nas decisões do Sindicato;
    • PARA O GERENCIAMENTO DO CLUBE DO SINSEM poderá ser criada uma Associação, sem fins lucrativos, com CNPJ distinto, mas vinculada ao Sindicato;
    • SERÁ EM TURNO ÚNICO A ELEIÇÃO SINDICAl, sendo vencedora a chapa que obtiver a maioria simples dos votos válidos. Somente em caso de empate entre as chapas  mais votadas haverá segundo turno de eleições.
    • AS ASSEMBLEIAS PODERÃO SER REALIZADAS na forma presencial, semipresencial ou virtual, conforme o edital de convocação.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio -spot_img

Mais popular

comentários recentes