Segunda-feira, Maio 20, 2024
InícioArquivosSinsem e Iprem discutem pautas da categoria

Sinsem e Iprem discutem pautas da categoria

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (18/8), uma reunião entre representantes do Sinsem-GV e a direção do Iprem-GV para tratar de diversas pautas, como a retirada de direitos já conquistados pelo servidor aposentado.

Um dos pontos questionados pela presidenta do Sindicato, Sandra Perpétuo, foi o motivo das propostas encaminhadas pelo jurídico do Sinsem-GV não terem sido consideradas na minuta da reforma da previdência municipal, uma vez que foram sugeridas pela categoria.

Ela esclareceu que é consenso entre os servidores que participaram das discussões promovidas pelo Sinsem-GV, “que em seu efeito cascata a proposta do Iprem chega a ser mais prejudicial ao funcionalismo municipal do que a do Estado”, frisou.

O “rombo” nos cofres da Previdência Municipal, devido ao não repasse de aportes por parte do Executivo também foi pauta da reunião. O Sindicato quis saber o andamento de uma das soluções apresentadas pelo governo, que é o repasse de imóveis do município para o Iprem para pagamento da dívida.

A Câmara de Vereadores já aprovou lei municipal que autoriza a iniciativa e, de acordo com a diretoria do Iprem, o repasse do primeiro lote de imóveis já está sendo acertado com o Executivo. Também foi informado para o Sindicato que a prefeitura repassará ao Instituto, num prazo de 90 dias, o montante de R$ 1 milhão para abatimento da dívida.

Foi discutido ainda o reajuste da alíquota do PAM, de 4% para 6%, cujo projeto já tramita no Legislativo. O Sinsem defendeu a permanência da alíquota atual, para “não pesar ainda mais o bolso do servidor.

“Cálculos iniciais feitos pelo sindicato apontam que a contribuição de 4% é suficiente para que se mantenha o plano. Mas reconhecemos que a deficiência no caixa do PAM exige cautela e um maior aprofundamento da questão, principalmente com relação ao impacto da contribuição x custos dos dependentes”, observou a presidenta.

Outra cobrança feita pela diretoria do Sinsem diz respeito à devolução dos valores de adicionais de periculosidade, insalubridade, horas extras e adicional noturno que estão sendo retirados “indevidamente” dos vencimentos dos servidores inativos desde o mês de novembro de 2019.

Ao final, Sandra Perpétuo ressaltou que a diretoria do Sindicato vai continuar mantendo uma agenda de reuniões permanentes com o governo e com o Iprem para monitorar a situação dos repasses ao Instituto, bem como acompanhar outros temas de interesse da categoria.

FILIE-SE AO SEU SINDICATO.
O SINSEM DE LUTA VOLTOU!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio -spot_img

Mais popular

Leia também