5.79%. Este é o percentual de reajuste salarial que o prefeito André Merlo (sem partido) está propondo aos servidores efetivos, aposentados, pensionistas, comissionados, contratados e agentes públicos de Governador Valadares. O índice contempla apenas a reposição integral da inflação do período de 2022 e nada mais.
Além de ficar longe dos 17% reivindicados pela categoria, o funcionalismo municipal irá acumular mais um ano sem aumento real em seus vencimentos, tendo que se contentar apenas com a recomposição salarial, que não gera nenhuma vantagem, apenas corrige os efeitos da inflação.
Para a diretoria do Sinsem, a correção com base no mesmo índice inflacionário, de 5,79%, acentua ainda mais as disparidades salariais entre os servidores que recebem abaixo do salário mínimo – que foi reajustado em 9% – e têm que contar com abonos para complementar seus vencimentos, como é o caso dos ASPs (Auxiliares de Serviços Públicos).
“Obviamente que a correção inflacionária, retroativa a janeiro, é importante para os servidores, mas ela é apenas o mínimo e é muito pouco para uma categoria que ano após ano vem tendo o poder de compra indo para o ralo. Mas para corrigir injustiças, o diálogo é fundamental, pois não se trata apenas de demanda econômica, existem outros fatores que são essenciais e precisam ser tratados com o funcionalismo, que até o momento segue sem respostas aos demais itens da pauta de reivindicações aprovada em assembleia”, comenta a presidente do Sinsem-GV, Sandra Perpétuo.
Ela destaca que o sindicato promoveu diversas assembleias com os servidores para discutir o reajuste salarial – atos públicos em frente ao prédio da Prefeitura, paralisação 24h, manifestações nas ruas da cidade, campanhas em outdoors e em faixas espalhadas na cidade, protestos durante reuniões da Câmara de Vereadores, envio de incontáveis ofícios ao Executivo e Legislativo, conversas com o líder do governo e outros vereadores – deixando claro para o atual governo que a atual diretoria do sindicato não abre mão de usar todos os recursos na defesa dos direitos dos servidores.
A presidente enfatiza ainda que lamenta a falta de consideração e compromisso do prefeito com os trabalhadores do município e disse que esperava um pouco mais: “em 2020 o prefeito ficou devendo 1,52% de recomposição salarial para os servidores, então esperávamos que esse percentual seria acrescido à proposta desse ano, para minimizar as perdas dos últimos anos”, critica.
Agora, segundo Sandra Perpétuo, o sindicato vai procurar os vereadores, explicar a cada um sobre as perdas dos servidores e a necessidade de garantir um aumento real em seus salários, de modo que eles possam intervir junto ao prefeito para que o projeto seja alterado. “Não só por uma questão de direito, mas também por justiça ao trabalho de uma categoria que é linha de frente no atendimento à população em todos os setores da cidade”, finaliza a sindicalista.
Proposta
O projeto de Lei para revisão dos salários dos servidores da administração direta e indireta, incluindo os diretores do Saae e do Iprem foi enviado na tarde desta segunda-feira (3) para a Câmara Municipal e deverá ser votado pelos vereadores ainda nesta semana, durante as reuniões ordinárias, conforme informa a prefeitura.
Para o prefeito André Merlo, o reajuste proposto reconhece o trabalho desempenhado pelos servidores. “Desde que assumimos a administração da cidade sempre trabalhamos pela valorização dos servidores. O servidor feliz é fundamental para o bom funcionamento dos serviços públicos e para o desenvolvimento da nossa cidade. Com esse projeto, a Prefeitura reafirma seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus servidores”, acredita ele.
Confira, abaixo, algumas das ações do sindicato na luta pelo reajuste salarial 2023:
> Sindicato cobra do prefeito, de novo, envio do PL do reajuste salarial
> Com faixas espalhadas pela cidade, Sinsem volta a cobrar reajuste salarial
> Em novo ato, servidores de Valadares pressionam por reajuste salarial
> “Venha pra rua servidor: vamos lutar por nossos direitos!”, convoca sindicato
> Assembleia de servidores aprova nova manifestação em frente à prefeitura
> Reajuste salarial: servidores de Valadares se reúnem em assembleia nesta quinta
> Sindicato chama servidores para nova assembleia geral nesta quinta
> Sinsem para reunião da Câmara para discutir pauta dos servidores
> Servidores protestam hoje em frente à Prefeitura de Valadares
> Servidores fazem ato e paralisação de 24 h por reajuste salarial
> Urgente: Sinsem faz assembleia geral nesta sexta
> Governo promete apresentar proposta de reajuste salarial nos próximos dias
> Servidores de Valadares protestam por reajuste salarial na Câmara
> Servidores cobram, na Prefeitura e Câmara, reajuste salarial 2023
> Após confronto, servidores deixam a Câmara aos gritos de “a Casa é do Povo”
> Reajuste salarial: servidores fazem ato público hoje em frente à prefeitura
> Servidores aprovam manutenção do estado de greve e ato público
> Em assembleia, servidores municipais aprovam estado de greve
> Assembleia amanhã discute ações para negociação da pauta de reivindicações
> Campanhas salarial e contra a concessão do Saae já estão nas ruas
> Reajuste salarial: sindicato convoca servidores para assembleia geral
> Sinsem protocola ofício ao Prefeito André Merlo para inicio negociação salarial 2023
> Sinsem protocola pauta de reivindicações na prefeitura
> Assembleia aprova pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023