Home Arquivos Sindicato conclui conferência do TAC no Hospital Municipal

Sindicato conclui conferência do TAC no Hospital Municipal

0
Foram 213 itens apontados no acordo entre MPT e município. Foto: SinsemGV

 

O Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV) encerrou, na tarde desta terça-feira (31), a verificação, no Hospital Municipal, sobre o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no final de 2016 entre o município e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Ao todo foram 213 cláusulas apontadas pela Assessoria de Engenharia e Medicina do Trabalho (Assemt) do MPT, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho no prédio do hospital

Para a presidente Sandra Perpétuo, que conferiu item por item, acompanhada do diretor Marcelo Cardoso, “muitos apontamentos do TAC foram atendidos, especialmente os que dizem respeito a fiação elétrica exposta e infiltrações. Ainda assim, constatamos que em alguns locais o problema persiste”, avalia.

Sinsem conclui verificação do TAC no HM

O exaustor da cozinha, por exemplo, já estava sem funcionar em 2016 e a situação atual é a mesma. Servidores reclamaram da falta de ventilação e disseram que a exposição ao ar quente e não renovado tem resultado em problemas de saúde, como infecção de urina e pressão alta.

Em vários espaços foram encontrados paredes, portas, piso, equipamentos, cerâmicas em situação bastante precária. Todos os itens em desacordo com o TAC foram listados e serão encaminhados pelo Sindicato ao MPT. “Esperamos que o Ministério Público faça a sua parte para que os servidores possam trabalhar em condições adequadas e, da mesma forma, usuários possam ser melhor atendidos”, ressalta a sindicalista.

Periculosidade

Vários funcionários do HM abordaram a presidente do Sinsem-GV, Sandra Perpétuo, em busca de respostas sobre o retorno do pagamento do adicional de insalubridade, que foi cortado em 2019.

Ela explicou que o Sindicato já encaminhou ao prefeito, vice-prefeito, secretário de Governo e secretária de Saúde ofícios informando a situação e reivindicando, com justificativa, a volta do pagamento do benefício.

O vice-presidente do Sinsem, Tandrey Tiago de Oliveira, já se reuniu com a secretária de Saúde e também com a diretora e com o engenheiro de Segurança do Trabalho, ambos da Casa do Servidor, que ficaram de solucionar a situação, mas nenhum retorno foi dado até o momento.

“Quero registrar nossa admiração e reconhecimento a todos os servidores que trabalham no Hospital Municipal e lutam para cuidar e salvar as vidas dos pacientes, todo o pessoal da lavanderia, os servidores que atuam na preparação dos alimentos, na recepção, na limpeza, os que trabalham direto com os pacientes. Esperamos que o Executivo cumpra os encaminhamentos para que esses profissionais tenham melhores condições de trabalho, bem como valorize e respeite cada vez mais os servidores, dando respostas às suas reivindicações”, finaliza a presidente.

Filie-se ao seu sindicato. O SINSEM de luta voltou!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version