O Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV) e entidades de base participaram, no sábado de manhã (25/3), de ato contra a privatização da água e esgoto em Governador Valadares e em defesa dos atingidos pelo crime ambiental da Samarco (Vale/BHP).
A manifestação se concentrou em frente ao gabinete do deputado Leonardo Monteiro (PT), na rua Caio Martins, e seguiu em passeata por ruas do Centro até a Praça dos Pioneiros, onde se encerrou. O ato foi pacífico, com os participantes exibindo cartazes e faixas de protesto contra a concessão do Saae e pedindo a participação dos atingidos nas discussões da repactuação do acordo judicial com a mineradora Samarco.
Antes da manifestação ganhar as ruas de Valadares, movimentos que integram o Fórum Permanente em Defesa do Rio Doce e Comitê em Defesa do Saae se reuniram com lideranças que explanaram sobre as pautas defendidas.
A presidente do Sinsem-GV, Sandra Perpétuo, foi uma das lideranças a se manifestar sobre a importância da luta para manter a gestão pública dos serviços do Saae.