A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV) esteve, nesta quarta-feira (12), na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Smosu) para verificar e cobrar soluções para diversas demandas com relação às condições de trabalho.
Nos últimos meses, o sindicato tem recebido constantes denúncias sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como botas, calças, viseiras e capacetes, além de reclamações sobre a irregularidade no fornecimento de água potável e lanches para os servidores da Secretaria.
O Sinsem-GV já havia acionado a gestão anterior diversas vezes, enviando ofícios ao município e denunciando as condições de higiene dos bebedouros e banheiros ao Ministério do Trabalho.
Licitação
Durante reunião com o chefe de gabinete da Smosu, João Amorim, os sindicalistas foram informados de que uma nova licitação para a aquisição de EPIs está sendo iniciada, pois os equipamentos que estão disponíveis na secretaria não atendem às normas de segurança. No entanto, a previsão é de que os novos materiais sejam disponibilizados apenas em um prazo de seis meses.
Amorim também afirmou que estão em andamento medidas para melhorias na estrutura física da Secretaria, incluindo o refeitório, vestiário e a área de convivência, além da retomada do fornecimento de lanche aos servidores.
A presidente do Sinsem-GV, Sandra Perpétuo, e demais diretores percorreram diversos setores da Secretaria de Obras, onde constataram problemas como banheiros em condições precárias e o sucateamento da frota de caminhões e outros veículos, com pneus e peças sem condições de uso com segurança.
Para reforçar a urgência dessas questões, o sindicato protocolou um novo ofício na Smosu solicitando providências imediatas. Durante a visita, os sindicalistas também distribuíram exemplares da nova edição do jornal “Nossa Notícia”, reforçando o compromisso com a transparência e a defesa dos direitos da categoria.