Funcionários efetivos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fizeram, no final da tarde de ontem (25), um ato público contra a medida do prefeito André Merlo de entregar para empresa privada, durante 30 anos, a gestão da autarquia.
São servidores concursados que não receberam, por parte do atual governo – nem do Executivo, nem da direção geral do Saae -, nenhum aviso prévio sobre a decisão ou mesmo qualquer informação sobre como ficará a carreira deles.
Durante o anúncio da concessão patrocinada, na última terça-feira (24), o prefeito disse, sem dar detalhes, que os efetivos serão absorvidos pela prefeitura. Já os contratados, segundo ele, receberão capacitação para eventual contratação pela empresa que vencer a concorrência para administrar o Saae.
Ontem, após cumprir o expediente na autarquia, os servidores se concentraram em frente ao prédio da Prefeitura de Valadares, com faixas e cartazes contrários ao que eles classificam de ‘privatização do Saae’.
A diretoria do Sinsem-GV organizou o ato e já se posicionou contra qualquer medida que caminhe na direção de retirar o caráter público de um serviço essencial como o abastecimento de água e coleta de esgoto.