Em assembleia presencial realizada na noite desta terça-feira (26), na sede do Sinsem-GV, servidores municipais de Governador Valadares apresentaram propostas e aprovaram a pauta da campanha salarial de 2022.
A pré-pauta de reivindicações, elaborada a partir de reuniões setoriais realizadas nos últimos dias 18 (saúde), 19 (Saae), 20 (educação) e 21 (demais secretarias), foi apresentada pela presidente do Sinsem, Sandra Perpétuo, e na sequência foram incluídas novas reivindicações feitas pelos participantes.
Uma das principais propostas discutidas foi o aumento salarial da categoria. A assembleia foi unânime em deliberar pelo reajuste com base no percentual a ser indicado pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no próximo mês de dezembro.
Também foi acordado cobrar do Executivo a recomposição salarial de 4,52% referente ao ano de 2020, que ainda não foi paga, além de 5% de previsão de perda inflacionária no ano de 2022.
Após as discussões, a pauta de reivindicações foi colocada em votação e aprovada pela assembleia. O documento será entregue ao prefeito na próxima quarta-feira (3).
A expectativa da presidente do Sinsem, Sandra Perpétuo, é que o governo dê início às negociações na próxima semana e que os pedidos dos servidores sejam atendidos, “principalmente no que diz respeito ao reajuste e recomposição salarial, para que os percentuais possam ser aplicados sobre seus vencimentos já a partir do mês de janeiro, data-base da categoria”, ressalta a sindicalista.