Home Sinsem Sandra Perpétuo e deputado Leonardo Monteiro discutem o Piso do Magistério com...

Sandra Perpétuo e deputado Leonardo Monteiro discutem o Piso do Magistério com o MEC

0
O secretário da Sase Maurício Holanda, Sandra Perpétuo e o deputado Leonardo. Foto: Divulgação

A presidente do Sinsem-GV, Sandra Perpétuo, se reuniu, na tarde desta terça-feira (26),  em Brasília, com o secretário de Articulação Intersetorial com os Sistemas de Ensino (Sase), Maurício Holanda Maia. Ela estava acompanhada pelo deputado federal Leonardo Monteiro (PT), que intermediou a agenda. O encontro teve como pauta o impasse sobre o pagamento do Piso Nacional do Magistério, uma lei de 2008 que ainda não é cumprida em diversos estados e municípios do país, incluindo Governador Valadares.

Sandra relatou a realidade enfrentada pelos professores da cidade, destacando que docentes designados, concursados e até mesmo de carreira não recebem o piso de R$ 4.580,00. Além disso, apontou que as tabelas salariais não têm sido reajustadas conforme previsto em lei. O secretário Maurício Holanda reafirmou o entendimento de que o piso deve ser o vencimento inicial, mas esclareceu que cabe ao Executivo Municipal garantir o cumprimento da lei.

Sandra Perpétuo e deputado Leonardo Monteiro discutem o Piso do Magistério com o MEC
Sandra Perpétuo se reuniu hoje (26) com o secretário da Sase, Maurício Holanda, para discutir o piso do magistério. Foto: Divulgação

Durante a reunião, Holanda recomendou que o sindicato contrate um consultor de finanças públicas para realizar um levantamento completo das perdas acumuladas entre 2009 e 2024. Sandra destacou que o Sinsem já tem parceria com o Dieese, que deverá auxiliar nessa análise, uma vez que a Prefeitura de Valadares, sob a gestão de André Merlo, não teve interesse em realizar esse levantamento.

Apesar de lamentar a situação, Sandra reforçou que o sindicato mantém uma ação judicial em andamento para garantir o pagamento do piso. “Saio desse encontro mais fortalecida e convicta de que piso é piso e plano de carreira é plano de carreira, como também entende o secretário. Vamos continuar essa luta justa pelo direito dos professores de Valadares”, declarou.

O próximo passo será intensificar o diálogo com os profissionais do magistério e organizar novas ações para pressionar o Executivo Municipal a cumprir a legislação.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version