Nesta segunda-feira (5), servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) participaram de uma assembleia extraordinária no Sinsem-GV para esclarecer dúvidas relacionadas à transposição para outros setores do município após a concessão da autarquia. A reunião, iniciada às 17h30, contou com a presença da equipe jurídica do sindicato e começou com a exibição de um vídeo detalhando todas as ações do Sinsem para evitar a privatização do SAAE, desde julho de 2022.
O vídeo destacou as diversas iniciativas da diretoria do Sinsem ao longo de 2023, incluindo manifestações nas ruas, notas de repúdio, campanhas em outdoors, visita a Ouro Preto (MG) para entender a experiência de concessão nesse município, participação em audiências públicas, protestos na Câmara Municipal, entrevistas e intervenções judiciais que atrasaram o processo liderado pelo atual prefeito.
Concluída a concessão, o Sinsem mantém seu apoio aos servidores, já tendo promovido atos na Câmara, reuniões para esclarecer questões legais e cobrando respostas do Executivo sobre as demandas dos funcionários. Durante a assembleia, os servidores expressaram preocupações sobre a perda de direitos, como insalubridade e periculosidade, e a falta de referência no plano de cargos, carreiras e salários, já que foram transpostos para repartições regidas por leis diferentes.
O secretário José Carlos Maia, que conduziu a reunião, garantiu que todas as reivindicações foram anotadas e que o jurídico do sindicato tomará as devidas providências legais.
Erros no pagamento
Durante a assembleia, ficou definido que nesta terça-feira (6), às 16h30, a diretoria do Sinsem irá acompanhar os servidores do SAAE ao DRH da Prefeitura para solicitar a correção dos erros nos contracheques de julho. A administração informou que será confeccionada uma folha de pagamento complementar para corrigir os valores salariais pagos incorretamente ou não pagos a alguns funcionários. Os servidores afetados devem comparecer ao DRH nesse horário para solicitar a correção.