O PL 2564/20, que cria o piso salarial da enfermagem, será votado no dia 4 de maio, conforme confirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. A votação do projeto acontece em meio às comemorações da Semana Brasileira de Enfermagem.
A proposta, bastante aguardada pelos profissionais da área, define o salário inicial para os enfermeiros de R$ 4.750, a ser pago em todo o país, no âmbito público e privado. Além disso, o projeto define a proporcionalidade de 70% do piso nacional para os técnicos de enfermagem, e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
O texto ainda prevê a atualização monetária anual do piso da categoria com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Assegura também a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.
O Sinsem-GV lembra que é importante que os profissionais desta área também se mobilizem para que os parlamentares de Valadares – Hercílio Diniz (MDB), Euclydes Pettersen (PSC) e Leonardo Monteiro (PT) – votem “SIM” ao piso da Enfermagem!
Filie-se ao seu sindicato. O SINSEM de luta voltou!