CONTATO : 33 3271 3025

InícioArquivosSinsem discute com Saae demandas dos servidores efetivos

Sinsem discute com Saae demandas dos servidores efetivos

Nesta segunda-feira (17), o secretário do Sinsem-GV, José Carlos Maia, se reuniu com o  diretor-Geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Fernando Rodrigues, para tratar das demandas referentes ao processo de transferência de servidores para outras secretarias ou para o Iprem-GV, decorrente da concessão do Saae.

Os questionamentos discutidos foram sugeridos durante assembleia setorial do Sinsem com os funcionários do Saae, em maio desse ano, e um ofício com os itens foi encaminhado para a direção do orgão.

Confira abaixo:

1 – Quem ficará responsável pelas próximas folhas de pagamento?

  • Assim que houver a transposição dos servidores, a folha de pagamentos dos mesmos será de responsabilidade do município.

2 – Como serão feitas as avaliações de desempenho daqui para frente?

  • A portaria responsável pela Comissão de Desempenho foi atualizada seguindo os trâmites legais e mantendo servidores capacitados para proceder com a continuidade dos serviços, em sua maioria composta por servidores do RH do Saae.
    Os formulários serão expedidos e os servidores serão convocados para realização das avaliações, trabalho esse que já vem sendo realizado. Após avaliações concluídas, as mesmas passarão pelo processo de análise, homologação e publicação das portarias, e  em caso de aprovação, será expedida relação de progressão pelo RH do Saae, que será encaminhada ao RH da Prefeitura para as devidas providências.

3 – Como serão concedidas as férias regulamentares? Os períodos de gozo das férias já assinados no Saae serão mantidos?

  • O RH do Saae tem expedido relatório de férias regulamentares que serão encaminhadas ao RH da Prefeitura, onde consta todo o histórico de férias já gozadas, bem como as agendadas.  A supervisora de folha de pagamentos tem encaminhado junto ao diretor de RH declaração de férias aos servidores que têm solicitado para que as secretarias tomem ciência.

4 – Quais os procedimentos necessários para a garantia das vantagens, gratificações, adicionais de insalubridade, periculosidade, outros?

  • As gratificações de insalubridade, periculosidade, são de acordo com a natureza do trabalho prestado/ambiente e sejam amparadas por LTCAT, onde caberá ao RH do Município acolher requerimento dos servidores transpostos e analisar cada caso. Vantagens como: adicional noturno, horas-extras, adicional de escala, serão de acordo com a necessidade de cada setor e constarão em relatório de frequência do servidor, para que o RH proceda com os pagamentos.

5 – Será realizada nova matrícula funcional na nova Secretaria ou Autarquia? Em caso afirmativo, a partir de quando?

  • Sim, a estimativa é para o mês de junho do corrente ano.

6 – Quando será estabelecida a tabela de padrões e níveis de vencimentos dos cargos transpostos? E o plano de carreira da LC nº 171?

  • Quanto ao estabelecimento da tabela de padrões e níveis de vencimentos dos cargos transpostos, conforme ficou previsto no artigo 4º da Lei Complementar de nº 324 de 20/03/2024, será regulamentado através de Decreto Municipal.

7 – Quando, oficialmente, serão feitos os Atos de transposição/lotação?

  • Quanto à formalização/publicação dos respectivos atos administrativos de transposição dos servidores efetivos do Saae, estes deverão aguardar a emissão do Decreto Municipal previsto no artigo artigo 4º da Lei Complementar de nº 324 de 20/03/2024.

8 – Pedidos de progressões funcionais, avaliação de desempenho, licenças e ou afastamentos, cessão de servidores e outros requerimentos continuam sendo feitos no DRH do Saae?

  • Até a presente data estão sendo acolhidos pelo setor de pagamentos, porém, não foi alinhado se permanecerá dessa forma, visto que toda a vida funcional do servidor transcorreu pelo RH do Saae.

9 – Empréstimos consignados e outros descontos em folha estão garantidos?

  • Sim, a supervisora de pagamento já alinhou essas informações junto à diretora de RH da Prefeitura e tem enviado todas as informações de folha para o RH do Município, bem como já entrou em contato com as consignatárias. O único convênio que a Prefeitura não possui é o Odontovida, porém, os servidores poderão aderir ao convênio odontológico contratado pelo Município

10 – Como ficará a agenda de reuniões e funcionamento da CIPA?

  • Vigente

Novos cargos

Outro assunto discutido foi a compatibilidade das atividades dos servidores transferidos com os novos cargos aos quais estão sendo alocados, conforme previsto no artigo 6º da LCM 324/2024.

Questionado, o diretor Fernando Rodrigues respondeu que essas situações estão sendo analisadas caso a caso e que, na medida do possível, os servidores estão sendo atendidos, sempre observando o perfil profissiográfico original do cargo transferido. Ele destacou que a compatibilidade é avaliada em termos da natureza do trabalho, atividades, tarefas, atribuições, responsabilidades e escolaridade.

O sindicato também tratou sobre a aposentadoria especial dos operadores de bombas/ETA  e o desconto indevido da contribuição previdenciária pelo Iprem, porém, ambos os casos ainda aguardam decisões da justiça.

Se necessário, o Sinsem-GV convocará nova assembleia setorial com os servidores transpostos do Saae.

“Continuaremos acompanhando o processo e cobrando esclarecimentos para garantir que os direitos dos efetivos do Saae sejam respeitados, bem como para assegurar uma transição justa e transparente durante este período de mudanças”, frisou o secretário José Carlos Maia, que participou da reunião acompanhado do advogado Rogério Nalon.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEGISLAÇÃO

spot_img

ANUNCIOS

spot_img
spot_img