O sindicalismo no serviço público é um fato histórico recente no Brasil. Antes da promulgação da “constituição cidadã” de 1988, os servidores públicos não podiam se organizar por meio de sindicatos.
Essa organização se dava de formas diversas da figura “clássica” do sindicato e principalmente através de associações – entidades com natureza civil e na maioria das vezes de caráter assistencial.
A partir de 1988, muitas das associações de servidores transmudaram, naturalmente, para entidades sindicais. Esse foi o caso da Associação dos Servidores Municipais de Governador Valadares.
Em 25 de outubro de 1984 foi realizada, no Instituto Imaculada Conceição, a assembleia de fundação da ASMGV – Associação dos Servidores Municipais de Governador Valadares.
Também foi aprovado o estatuto da entidade e empossada a sua primeira diretoria, que teve como presidente Luiz Antônio Lobo Abreu; vice-presidente Fernando Vieira de Rezende; diretor de Coordenação Dalmo João Ferreguetti; e secretário José Dias Filho.
A associação durou quatro anos. Em 21 de outubro de 1988 foi realizada a última assembleia da ASMGV, que deliberou pela adaptação da Associação às novas normas da Constituição de 88, efetuando a incorporação de seu patrimônio ao recém fundado sindicato.
Dias antes, na data de 11 de outubro de 1988, nascia o Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (SINSEM-GV), quando foi feita a assembleia para aprovação do estatuto e eleição da sua primeira diretoria, presidida por Luís Fernando Fiorotti Matias e tendo ainda como membros Denise Freire Cabral, Osvaldo Dias de Almeida, Reinaldo Pinheiro de Souza, Claudete da Costa e Freitas, Edson Morais da Silva e Juvenal Lopes da Silva.
O SINSEM-GV sempre teve como objetivo principal representar e defender os servidores municipais de Governador Valadares.
Para tanto, atua em todos os órgãos municipais, seja nas esferas administrativas, jurídica e de serviços, e promove ações em diversos níveis com a finalidade de incrementar o profissionalismo e o desenvolvimento dos servidores.
Além disso, o SINSEM-GV oferece outros benefícios que visam o desenvolvimento institucional e profissional de seus filiados e dependentes.
O Sindicato está sempre presente em todas as mesas de negociações de interesse dos servidores, na Prefeitura, no SAAE, no IPREM.
Sua diretoria é composta por Presidente, Secretário-Geral, Tesoureiro, Diretores, Conselho Fiscal Efetivo e Suplentes.
É uma gestão ampla e aberta, e os resultados de suas negociações são repassados em assembleias, dando conhecimento a todos os servidores do município.
Ao longo de 36 anos de experiência e luta, o SINSEM-GV vem contribuindo de forma atuante, eficiente e coerente com a evolução dos servidores municipais, apoiando, com ética, uma transformação positiva da sociedade brasileira que associe desenvolvimento econômico e qualidade de vida para todos, em especial os trabalhadores e trabalhadoras municipais.