Os dirigentes sindicais Márcia Lopes e José Carlos Maia estão representando o Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV) na Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), que acontece desde ontem (15), no Rio de Janeiro (RJ). O encontro é realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e segue até esta quarta-feira (17).
A assembleia reúne dirigentes sindicais de diversas regiões do país e cumpre uma agenda que inclui as deliberações legais e estatutárias da CSPB, além de debates sobre a conjuntura nacional e internacional. Durante o evento, também está sendo definido o plano de ações e lutas dos servidores públicos para o ano de 2026, com foco na defesa de direitos e na valorização do funcionalismo.
Entre os principais temas em debate estão a mobilização nacional contra a PEC 38/2025, considerada uma ameaça aos serviços públicos e às garantias dos servidores; a defesa de serviços públicos de qualidade; o endividamento da categoria; e a construção de estratégias para viabilizar a negociação coletiva no setor público, pauta histórica do movimento sindical.
Para o o secretário-geral José Carlos Maia, a participação no encontro reforça a importância da articulação nacional dos sindicatos como instrumento fundamental de enfrentamento aos retrocessos e de fortalecimento das lutas locais. Jà a tesoureira do Sinsem, Márcia Lopes, ressalta que as discussões travadas na Assembleia da CSPB devem orientar ações conjuntas e ampliar a capacidade de mobilização dos servidores públicos em todo o país.






