Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (5), a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV) e vereadora, Sandra Perpétuo, usou a tribuna para cobrar do Poder Executivo a abertura de negociações em torno da pauta de reivindicações da categoria. A parlamentar destacou que, apesar das reiteradas tentativas de diálogo, o sindicato não recebeu respostas da gestão municipal.
“Infelizmente, os servidores, até o presente momento, não tiveram resposta à pauta de reivindicações. São 42 itens. Já estamos em 5 de maio, a data-base é janeiro, e os servidores municipais continuam aguardando um posicionamento da atual administração”, declarou Sandra Perpétuo.
Entre os principais pontos da pauta está o reajuste salarial, um direito garantido por lei e que deveria ter sido discutido e implementado desde o início do ano. A sindicalista chamou atenção para o silêncio do governo, que, segundo ela, aprofunda o desgaste entre os servidores e a administração municipal.
Ela também reforçou o apelo aos vereadores para que atuem como mediadores no processo de negociação. “Peço o empenho dos nobres vereadores governistas, junto ao prefeito, para que traga uma resposta para os servidores; porque esse silêncio incomoda muito”, afirmou.
Sandra relatou ainda a participação de servidores em manifestações ordeiras, mesmo após dias exaustivos de trabalho. “Ouvi um vereador dizer que havia pouca gente na última manifestação; sim, mas mães depois de uma jornada intensa, servidores de turno de 12 horas… aqueles que estavam lá representavam muitos rostos: da saúde, da educação, do serviço municipal de obras, da assistência social”.
Por fim, a presidente do Sinsem avisou que, nesta quarta-feira (7), os servidores estarão na Câmara para cobrar o comprometimento dos parlamentares e reivindicar avanços. “É muito triste quando você vê, depois de um dia de trabalho, os servidores terem que fazer a marcha. E quarta eles vêm aqui buscar de nós, vereadores, o nosso empenho junto ao governo”, concluiu.