Nesta terça-feira, 1º de abril, será realizada uma assembleia pública a partir das 16h30, em frente ao prédio da Prefeitura de Governador Valadares. O ato foi deliberado em assembleia geral do Sinsem-GV, no último dia 20, e tem como objetivo pressionar o prefeito Cel Sandro (PL) a definir uma data para o início das negociações sobre a pauta de reivindicações dos servidores municipais. Entre as principais demandas, destaca-se o reajuste salarial, cuja data-base é 1º de janeiro.
Com a inflação corroendo os vencimentos dos servidores, a necessidade de uma recomposição das perdas inflacionárias se tornou urgente. Além disso, a categoria reivindica aumento salarial, com uma proposta de 14,83% aprovada em assembleia. O movimento visa garantir que o poder público atenda essas demandas, considerando a perda real de poder de compra dos servidores ao longo do último período.
Além do reajuste salarial, outros temas serão debatidos durante o ato, como o pagamento da promoção funcional referente aos 10 anos da Lei 170/2014, que segue sem resposta por parte do Executivo. A falta de pagamento das progressões, que estão suspensas desde abril de 2023, também será uma das questões levantadas. O reajuste das tabelas salariais, já determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e a situação dos monitores escolares também serão tratados durante o protesto, assim como a adequação dos salários dos Auxiliares de Serviço Público (ASPs), entre outros.
Sandra Perpétuo, presidente do Sinsem, reforça a importância da presença da categora:
“No ato de amanhã vamos cobrar do prefeito respostas imediatas às nossas reivindicações. A nossa luta não é apenas salários dignos, mas também por respeito, por condições de trabalho adequado, pela valorização dos nossos serviços no município. Contamos com a presença de todos para garantir que nossas vozes sejam ouvidas,” ressalta.