A diretoria do Sinsem-GV deu início, na manhã desta segunda-feira (7), a mais uma rodada de visitas nas escolas da rede pública municipal de Governador Valadares. A presidente Sandra Perpétuo e a diretora Márcia Lopes estiveram nas escolas Professor Damon de Lima, Reverendo Sillas Crêspo, Pastor Fabiano Alves (sede e anexo) e Prefeito Ronaldo Perim.
As visitas têm a finalidade de ouvir as demandas da categoria, além de esclarecer ou orientar os servidores sobre seus direitos. As sindicalistas também estão distribuindo o último boletim informativo do Sinsem que você pode ler AQUI.
Um dos assuntos tratados foi sobre os erros referentes ao pagamento do 14º salário. O sindicato está orientando que a professora ou professor leve ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura a lista que está na escola, dos profissionais da educação com direito ao abono, e solicite a correção.
Outro tema bastante questionado diz respeito ao salário dos professores e professoras nomeados no último concurso público, que também foram calculados de forma errada, causando prejuízos aos servidores. Além da correção inflacionária de 5,79%, é necessário que o abono atinja o piso mínimo definido pela legislação federal, o que não ocorreu.
Sobre essa demanda, o Sinsem-GV já enviou ofício ao Executivo, na última sexta-feira (4), cobrando a alteração nos salários. Hoje, a presidente Sandra Perpétuo também conversou, por telefone, com o secretário Municipal da Educação. Ele explicou que o erro nos contracheques se deu por conta de falha no novo sistema de pagamentos, mas garantiu que todos os professores nomeados iriam receber corretamente.
“No momento, o secretário de Educação está em contato com o Recursos Humanos, para fazer as correções, de forma que os professores nomeados recebam o piso do magistério”, informou Sandra Perpétuo.
Além das escolas, diretores do Sinsem também estarão distribuindo o boletim informativo, amanhã (8), no Saae, Hospital Municipal e no prédio da Prefeitura; na quarta-feira (9), na Secretaria de Obras (Smosu) e demais secretarias do município.