O professor do curso de educação física da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares, Rodrigo Pereira da Silva, explica sobre o projeto de extensão Avaliação Física e Funcional que está sendo oferecido à comunidade valadarense, por meio de parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem).
Coordenador do projeto, ele ressalta que a iniciativa é extensiva a toda a população da cidade, bastando ao interessado ligar no Sinsem – 33 3271 3025 – e agendar um horário. Não há nenhum custo, já que é uma proposta da universidade para os moradores.
“A avaliação física e funcional é fundamental para todas as pessoas que vão iniciar um programa de exercícios físicos, independente da idade. Esse primeiro diagnóstico físico e funcional auxilia na detecção de alguma complicação que a pessoa possa vir a ter durante a prática de atividade física, e também para que o professor de educação física venha a fazer a prescrição mais adequada do exercício a partir da leitura da avaliação que é feita no projeto”, detalha Rodrigo.
O resultado da avaliação é enviado para o email da pessoa avaliada, para que ela possa apresentar para quem for fazer a prescrição do treinamento. “E também para que a cada três meses essa pessoa possa ser reavaliada para acompanhar o efeito do treinamento, se está tendo o resultado esperado ou se existe a necessidade de adequar a atividade física”, destaca.
A avaliação é realizada na sede do Sinsem (Rua Barão do Rio Branco, 779, Centro), é só ligar e agendar – 33 3271 3025.