Servidores públicos municipais voltaram a protestar, na tarde desta quinta-feira (1º), cobrando reajuste salarial e atendimento dos demais itens da pauta de reivindicações. O ato público teve início às 16 h, em frente à Prefeitura de Governador Valadares.
Manifestantes também protestaram contra a proposta de concessão do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Um funcionário da autarquia defendeu a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados pelo órgão e acusou o atual governo de omissão na gestão do Saae.
Representantes do Sinsem-GV denunciaram diversos desmandos da administração municipal, como falta de medicamentos e insumos no Hospital Municipal, sucateamento de veículos e equipamentos do Saae, recusa do prefeito em pagar os pisos salariais do magistério e da enfermagem, tentativa de anular o plano de cargos e carreiras dos servidores, falta de diálogo do Executivo, entre outros.
A falta de apoio e solidariedade dos vereadores para com a luta do funcionalismo municipal também foi lembrada durante o ato público.
Às 18h, os manifestantes se dirigiram para o auditório da Câmara Municipal – onde acontecia a primeira reunião ordinária deste mês – com cartazes e faixas reivindicando diversos direitos que vêm sendo ignorados pelo Executivo.