O sistema de saúde em Governador Valadares passa por um verdadeiro desmonte e a saúde mental não fica de fora. A pedido de servidores, diretores do Sinsem-GV estiveram ontem (30) nas instalações do Caps-Ad III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), que funciona na rua Ribeiro Junqueira, no Centro da cidade, e já adiantaram que o sindicato vai à Justiça para que o município seja responsabilizado.
O espaço tem como finalidade oferecer atenção às pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas, inclusive também com acolhimento 24 horas. São mais de 100 atendimentos diários.
O prédio, no entanto, carece de estrutura física adequada para o atendimento e desenvolvimento de atividades, colocando em risco servidores e usuários. “A situação do caps ad III é gravíssima e requer intervenção imediata”, alerta a presidente Sandra Perpétuo.
Ela conferiu todos os ambientes do Centro e afirma que as condições são totalmente precárias. A sindicalista também criticou o prefeito por abandonar servidores e pacientes à própria sorte e assegurou que vai acionar a Justiça para as medidas necessárias sejam tomadas.
“Essa é a parte da cidade que o prefeito não mostra. Depois que a situação foi divulgada na mídia, o governo veio aqui e fez um paliativo em uma parte do prédio e nunca mais voltou. Mas vamos buscar na justiça meios para o município tornar esse espaço seguro para servidores e para usuários”, ressalta Sandra Perpétuo.