A proposta de recomposição dos salários dos servidores municipais de Governador Valadares e os demais itens da pauta de reivindicações aprovada pela categoria em outubro do ano passado, ainda não têm data para serem discutidos entre o atual governo e o sindicato, já que o Executivo se recusa a abrir o diálogo com o funcionalismo público.
Por conta disso, o Sinsem-GV realiza nesta quinta-feira (18), às 18h, uma nova assembleia geral para que os servidores possam debater e deliberar sobre ações a serem adotadas, uma vez que a data-base da categoria, no mês de janeiro, foi ignorada pelo prefeito André Merlo (sem partido), numa clara violação aos direitos do trabalhador do município.
“A reposição salarial deveria ter sido paga na data-base da categoria, quatro meses atrás. O salário mínimo já aumentou duas vezes esse ano, todos os tributos municipais foram reajustados, alguns até acima da inflação, e o servidor, até agora, sofrendo com a desvalorização salarial, tendo que retrair seu consumo ou mesmo se endividar. Além da perda do poder de compra, a omissão e descumprimento da lei pelo prefeito acaba afetando o desempenho das atividades do servidor e até o seu emocional. Portanto, é preciso que o Executivo resolva a situação”, ressalta a presidente Sandra Perpétuo.
A assembleia geral acontece a partir das 18h, na sede administrativa do Sinsem – Rua Barão do Rio Branco, 779, Centro.