Na última segunda-feira (9), durante a primeira reunião da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV) em 2023, foi apesentado, pelo secretário geral José Carlos Maia, o balanço das atividades desenvolvidas durante o ano passado. Confira abaixo:
Principais ações em 2022
03/01 – Sinsem–GV protocola reunião de negociação – Diretoria do Sinsem-GV protocola, na Prefeitura de Valadares, solicitação de agendamento de reunião com o prefeito André Merlo para tratar das pautas de reivindicações da categoria.
05/01 – Pagamento de progressões – Sindicalistas cobram dos secretários de Governo e de Administração o pagamento das progressões devidas aos servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação (Smed), conforme promessa feita em 2021.
12/01 – Enchente chega no Clube do Sinsem e interrompe funcionamento – As fortes chuvas na região e o alto volume de água no rio Doce causaram alagamentos em vários bairros e interromperam o funcionamento do Clube do Servidor, localizado no Santos Dumont I.
14/01 – Primeira reunião de negociação salarial é adiada devido a enchente – A primeira reunião de negociação da pauta de reivindicações entre sindicato e governo é adiada devido às cheias do rio Doce.
20/01 – Campanha salarial 2022 ganha outdoor e cobra reajuste e piso do magistério – Vários outdoors foram colocados nas ruas da cidade para reforçar campanha salarial 2022 e cobrar reajuste salarial e piso do magistério.
25/01 – Sindicato participa e fiscaliza processo de designação da Smed – Sindicalistas acompanham o processo de designação para a seleção de profissionais para cargos na Secretaria Municipal de Educação (Smed).
27/01 – Primeira reunião de negociação salarial – Realizada a primeira reunião de negociação salarial entre o Sindicato e o Executivo. A pauta, com 19 itens, foi entregue ao atual governo no dia 3 de novembro.
31/01 – Fiscalização designação Smed 2022 continua – Diretores do Sinsem estiveram mais uma vez orientando e acompanhando os concursados sobre vagas ocupadas indevidamente. O sindicato também monitora as reconduções para averiguar se o número de vagas informado pelas escolas estava de acordo com o publicado pela Smed. o.
04/02 – Reunião online com servidores do magistério – Em reunião virtual, sindicato informa as medidas para pressionar o município a efetuar o rateio das sobras dos recursos do Fundeb. Algumas ações: manifestações em frente aos prédio da Smed e da Prefeitura, conversas com os vereadores e representações junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e Tribunal de Contas da União (TCU-MG).
08/02 – Volta às aulas com falta de profissionais nas escolas – Diretoria do Sinsem critica decisão da Smed de autorizar volta às aulas com falta de profissionais nas escolas.
08/02 – Enchente do rio Doce adia mais uma vez reunião de negociação salarial – As fortes cheias do rio Doce adiaram uma nova rodada de reunião entre sindicato e governo para negociação da campanha salarial.
09/02 – Sinsem verifica casos de internações por Covid-19 no HM – Sindicalistas visitam o Hospital Municipal para verificar as condições de trabalho dos servidores no momento em que os casos de internações por Covid-19 voltam a aumentar na cidade.
11/02 – Juiz da 2ª Vara Cível reconhece legitimidade dos dirigentes do Sinsem – O juiz da 2ª Vara Cível, Anacleto Falci, reconhece a legitimidade da atual diretoria do sindicato. A decisão refere-se a uma Suscitação de Dúvida feita por uma oficiala de cartório de Registro de Títulos e Documentos sobre o processo de eleições do sindicato.
15/02 – Sinsem protocola denúncia no TCU, TCE e MP contra o Município – Sindicato protocola denúncia nos tribunais de Contas da União (TCU), do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e no Ministério Público Estadual (MPMG) contra o prefeito André Merlo pela não aplicação do valor total dos recursos do Fundeb 2021, destinado à valorização do magistério da rede municipal de educação. Denúncia pede ainda que seja apurado eventual utilização inadequada dos recursos repassados pelo Fundeb 2021, principalmente as sobras de mais de R$ 22 milhões.
18/02 – Sindicato ajuíza ação contra contribuições previdenciárias indevidas – Ação coletiva (5002953-19.2022.8.13.0105), com pedido de tutela de urgência, foi ajuizada para que a Prefeitura de Valadares seja obrigada a devolver os valores referentes a contribuições previdenciárias sobre adicionais de insalubridade, periculosidade, adicional noturno e outras vantagens descontadas dos vencimentos dos servidores para fins de aposentadoria.
24/02 – Assembleia Geral discute Campanha Salarial 2022 – Reunião discute Campanha Salarial 2022, cujas principais reivindicações são o reajuste salarial de 17% e o pagamento do Piso Nacional do Magistério.
28/02 – Carnaval Sinsem-GV – O Clube do Sinsem funcionará durante os quatro dias do carnaval (28 de fevereiro a 1º de março) para que o servidor e seus familiares possam aproveitar o período de folia.
08/03 – Dia Internacional da Mulher – O Sinsem não deixou passar em branco o Dia Internacional da Mulher que, no entendimento da diretoria, é uma data para “lembrarmos que não podemos baixar a guarda”.
10/03 – Paralisação histórica dos servidores – Servidoras e servidores do município foram às ruas no dia 10 de março para protestar contra a falta de resposta do governo André Merlo à pauta de reivindicações encaminhada pelo Sinsem-GV.
10/03 – Sinsem-GV na Tribuna Livre da Câmara Municipal – A presidente Sandra Perpétuo usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal após o sindicato impetrar mandado de segurança para garantir a fala da sindicalista, já que a maioria dos vereadores havia negado, de forma ilegal, o pedido para manifestação nas reuniões do mês de fevereiro.
25/03 – Fechamento de laboratório é denunciado no MP – Após protocolar ofício no Conselho Municipal de Saúde (CMS), sindicato denuncia no Ministério Público as mudanças implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sem conhecimento e deliberação do CMS e pede que fechamento do laboratório seja apurado.
25/03 – Assembleia decide lutar por reajuste – Servidores rejeitam proposta do prefeito e aprovam pedido de reajuste de 17% e pagamento do piso dos professores da educação básica. Também deliberam pela manutenção do estado de greve,realização de manifestações nas ruas e ato público no dia 1º de abril.
02/04 – Ata das eleições do Sinsem é registrada oficialmente – A ata das eleições do Sindicato dos Servidores Municipais foi devidamente registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
08/04 – Servidores recebem reajuste de 10,06% – O reajuste de 10,06%, embora longe do pleiteado pelo sindicato e categoria, foi considerado uma conquista, uma vez que o governo havia oferecido zero no início das negociações salariais.
11/04 – Sinsem faz doação de livros – Em decorrência do falecimento do servidor público Sérgio Tadeu Rodrigues, ocorrido em 28 de fevereiro, familiares repassaram ao Sinsem-GV o acervo de livros que o funcionário mantinha em sua casa para doação aos servidores do município.
12/04 – pagamento das progressões em 120 dias – Em reunião com representantes do Sinsem-GV, a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Prefeitura, Isis Margareth Ferreira, assegura que fará o pagamento das progressões funcionais devido a todos os servidores da seguinte forma: até o mês de julho 2022 – progressões referentes ao ano de 2021; e até setembro 2022 – progressões obtidas no ano de 2022.
28/04 – Assembleia no Sinsem reúne mais de 300 servidores – Funcionários da administração municipal aprovaram o fim do estado de greve, mas com a continuidade das negociações que visam o atendimento das demandas setorizadas da categoria, que vão além do reajuste salarial. Cerca de 300 servidores, maioria contratados, participaram da assembleia.
01/05 – Dia do Trabalhador – Sinsem celebra o 1º de maio, especialmente os Servidores Públicos Municipais, que não medem esforços na luta diária pela construção de uma cidade melhor e mais digna para todos.
03/05 – Reunião setorial com Secretaria de Administração – Diretores do Sinsem se reúnem com representantes da Secretaria Municipal de Administração (SMA) para tratar das reivindicações da Educação/Saae, especialmente os cortes e descontos nos salários dos servidores que aderiram à paralisação para cobrar cumprimento das demandas do funcionalismo aprovadas em reuniões setoriais realizadas em outubro de 2021.
04/05 – Data histórica: Piso Nacional de Enfermeiros é aprovado – Foi aprovado nesta data o PL 2564/2020, que institui o piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras. O projeto definiu o valor de R$ 4.750 como o piso mínimo inicial para os enfermeiros, por serviços prestados no setor público ou privado.
06/05 – Reunião com vereador Jamir Calili – Sindicalistas se encontram com o parlamentar Jamir Calili (Podemos) e vai continuar as conversações com os demais vereadores para tratar das propostas do Executivo que alteram o PLC 170/2014 (Plano de Cargos e Salários) e PLC 204/2015 (Estatuto dos Servidores).
09/05 – Nomeações de aprovados no concurso público – Diretores do Sinsem acompanham as primeiras nomeações e posse dos aprovados no concurso público realizado em 2020. Essa é uma das primeiras reivindicações da atual diretoria do sindicato, que também apoiou e participou de manifestações em prol da nomeação e posse dos concursados.
23/05 – Sinsem fiscaliza eleições do Conselho do Iprem – Servidores municipais foram às urnas, durante dois dias consecutivos, para escolher três novos representantes do Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência Municipal (Iprem-GV).
25/05 – Sinsem se reúne com vereador Roncalli da Farmácia – A presidente Sandra Perpétuo e o diretor Daniel Rômulo conversam com o líder de Governo no Legislativo, vereador Roncalli da Farmácia (PV). O tema prioritário é a votação do PLC que altera a Lei Complementar 170/2014 (Plano de Cargos e Salários).
01/06 – Sinsem fiscaliza cumprimento do TAC firmado entre MPT e Município – O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Município, para adequação do prédio do Hospital Municipal, foi conferido pelo Sinsem-GV. As cláusulas ainda não cumpridas foram enviadas para o MPT.
02/06 – Professores recebem 14º salário – Professores da rede pública municipal recebem o Adicional por Frequência e Desempenho Profissional (AFDP), também chamado de 14º salário. Essa foi uma luta do sindicato que terminou com final feliz.
02/06 – Sinsem visita galpão do Smosu, no bairro de Lourdes – Atendendo à solicitação do Ministério Público Estadual (MPE), o sindicato esteve na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Smosu) para verificar se havia servidores trabalhando em um galpão contaminado que fica nos fundos da Secretaria.
03/06 – Justiça determina suspensão do corte de dia parado – A Justiça local determinou que o prefeito André Merlo devolva o dia descontado do vencimento do servidor que aderiu à paralisação no dia 10 de março, sob pena de improbidade administrativa. A Prefeitura recorreu.
08/06 – Sinsem suspende aumento na contribuição do PAM – O sindicato conseguiu suspender a tramitação do PL que altera o Plano de Assistência Médica (PAM) dos servidores municipais. A proposta do Executivo, por meio do projeto de Lei 34/2022, previa o aumento da alíquota de contribuição previdenciária.
20/06 – Dia do Servidor Público Aposentado – Depois da data passar em branco pelas direções sindicais anteriores, aposentados voltam a celebrar seu dia em grande estilo. Foi realizado um descontraído ‘café com aposentados’, com show da Banda Malícia, em comemoração à data de 17 de junho – Dia do Servidor Aposentado. A iniciativa marca, também, a retomada das atividades do Grupo Melhor Idade, com oficinas de pintura, crochê, tricô, bordado, confecção de bonecas e outras.
21/06 – Sinsem denuncia prefeito por tentativa de intervenção sindical – Foi protocolada no Ministério Público do Trabalho (MPT) representação contra o prefeito André Merlo, em razão de reiterados atentados contra a liberdade sindical e a liberdade individual de servidores e por impedir, ainda, a atuação legal da entidade.
28/06 – Manutenção de contratos de servidores designados da educação – Após denúncia do sindicato, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) volta atrás e mantem o contrato de servidores designados da Educação durante o recesso escolar.
29/06 – Sinsem aciona Justiça para garantir pagamento do piso do magistério – Ação (5015489-62.2022.8.13.0105) ajuizada pelo sindicato, na 6ª Vara Cível, solicita o cumprimento da lei federal que estabelece o piso salarial do magistério no valor de R$ 3,8 mil.
30/06 – Sinsem aberto ao diálogo – Sindicato solicita a retomada das negociações salariais e lembra que discutir a pauta de reivindicações aprovada pela categoria é respeitar e valorizar o servidor de Valadares.
30/06 – Live debate Plano de Cargos – Alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores municipais, propostas pelo Executivo, são discutidas em live promovida pela diretoria do Sinsem.
08/07 – Sinsem participa de debate na Assembleia Legislativa em BH – A presidente Sandra Perpétuo participou da mesa na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir o sucateamento dos Institutos Federais de MG.
11/07 – Aprovado o pagamento de hora extra em ponto facultativo – Emenda sugerida pelo Sinsem-GV e apresentada pelo vereador Paulinho Costa (PDT), que trata do pagamento de horas extras a servidores que trabalharem normalmente durante os dias considerados como ponto facultativo, é aprovada na Câmara Municipal.
12/07 – Encontro Interestadual de Planejamento Estratégico da Fesempre – Diretores do Sinsem marcam presença em um dos maiores eventos sindicais do país. O encontro, em Belo Horizonte, definiu a filiação do sindicato à Federação e resultou em ganhos financeiros para o Sinsem, como a negociação de dívidas com a Fesempre, que passou de R$ 40 mil para R$ 1.440, e a redução do valor da mensalidade, que caiu de R$ 1.600 para R$ 800.
14/07 – Alteração no Estatuto protege Sinsem de interferência do Executivo – Em assembleia histórica, foi aprovada a 3ª alteração no Estatuto do Sinsem-GV. Entre as mudanças: eleição para a diretoria do sindicato passa a ser em turno único; nas assembleias gerais e processos eleitorais podem votar apenas servidores efetivos e filiados.
25/07 – Campanha contra assédio no trabalho – Sinsem disponibiliza cartazes educativos referentes à prática de desacato dirigida contra o servidor público municipal.
01/08 – Piso Salarial para Agente de saúde – Diretoria cobra do governo o pagamento do piso salarial para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente Comunitário de Endemias (ACE), que passou a ser de R$ 2.424,00. Os repasses para o pagamento são feitos pela União.
05/08 – Sinsem defende piso da Enfermagem – O sindicato segue, em Valadares, cobrando do município a adequação dos salários dos profissionais da enfermagem: R$ 4,7 mil para enfermeiros; R$ 3.325 para técnicos; R$ 2.375 para auxiliares e parteiras.
10/08 – Palestra sobre privatização – A diretoria do sindicato realizou palestra sobre os impactos da privatização de serviços públicos e o que pode acontecer com os servidores. A palestra foi ministrada pelo Dr. Fábio Fraga dos Santos, professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
11/08 – Sinsem pela Democracia – O Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares fez coro às centrais sindicais, movimentos sociais, acadêmicos, juristas, artistas e empresários de todo o país em defesa da Democracia e do Estado de Direito.
12/08 – Jinsem 2022 abre inscrições – Depois de 10 anos sem realização, o sindicato abre inscrições para os Jogos Internos do Sinsem (Jinsem), que acontecem no mês de setembro, com as seguintes modalidades: futsal, vôlei, peteca, xadrez, natação, buraco e truco.
17/08 – Reunião setorial com diretoria do Saae – Sindicalistas discutem com a direção do Saae as demandas setoriais dos servidores da autarquia.
22/08 – Sindicato acompanha situação do servidor Franklin Félix – O Sinsem-GV manifesta solidariedade aos familiares e acompanha o andamento do processo referente ao atropelamento que resultou na morte do servidor público municipal Franklin Félix, no dia 31 de julho, no cruzamento da Avenida Minas Gerais com rua Sete de Setembro, no Centro da cidade. O servidor estava a caminho do trabalho.
25/08 – Reunião do sindicato com ASPs – Realizada reunião com ASPs (Auxiliares de Serviço Público) e outros servidores para mobilização e participação na luta do sindicato que visa corrigir anos de injustiça contra os ocupantes do cargo de ASP.
30/08 – Live Tira-Dúvidas com servidores – Live com transmissão pelo Facebook e Youtube tira dúvidas dos servidores com relação às alterações no plano de cargos e estatuto do servidor propostas pelo Executivo e aprovadas pelos vereadores. Diretores do sindicato e a equipe jurídica esclarecem sobre as principais mudanças na LC 170/2014 e LC 204/2015.
01/09 – Assembleia com operadores de ETAs e Bombas – Reunião discute mudança na jornada de trabalho dos operadores de ETAs (Estações de Tratamento de Água) e Bombas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
06/09 – Operadores de Eta’s e Bombas aprovam Operação Tartaruga – Operadores de Bombas e Eta’s do Saae aprovam a chamada “operação tartaruga”, ou seja, trabalhar apenas no horário administrativo e com redução da capacidade operacional das estações.
09/09 – Ato Unificado da Enfermagem em GV – Ato contra a suspensão do piso salarial da enfermagem pelo STF (Supremo Tribunal Federal) toma as ruas de Valadares. A manifestação histórica na cidade contou com a participação de dezenas de trabalhadores da rede pública e privada.
10/09 – Sindicalistas participam do 28º Grito dos Excluídos e Excluídas – Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e lema “200 anos de (in)dependência. Para quem?” foi realizado, na manhã do dia 10 de setembro, o Grito dos Excluídos de Governador Valadares. Diretores do Sinsem se uniram a representantes de pastorais sociais e movimentos populares para comemorar e refletir sobre a independência do país.
13/09 – Sinsem planeja luta da Enfermagem pelo piso – Enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, parteiras, sindicatos e entidades que apoiam a defesa do piso foram convidados para encontro que definiu os rumos do movimento na cidade.
21/09 – Dia Nacional do Piso da Saúde – Profissionais da Enfermagem em Valadares aderem às manifestações nacionais em defesa do piso nacional da categoria, com paralisação parcial dos serviços por 24 horas, numa reação às investidas políticas e jurídicas que têm ameaçado a garantia do piso. No Hospital Municipal, diretores do Sinsem distribuem bottons com mensagem alusiva à luta da enfermagem: “Paga o Piso ou a Enfermagem vai Parar”.
23/09 – Planejamento Estratégico – A diretoria e colaboradores do Sinsem participam da 1ª etapa do Planejamento Estratégico Situacional (PES), conduzido pela presidente Sandra Perpétuo. A finalidade é organizar as ações sindicais, definir diretrizes, reorientar a equipe na busca de um melhor atendimento aos servidores ativos, aposentados e pensionistas filiados à entidade, entre outras.
27/09 – Começa o Jinsem 2022 – Jogos Internos dos Servidores Municipais (Jinsem) iniciam com a disputa do jogo de buraco em duplas. A competição será entre os servidores das secretarias de Obras, de Saúde, de Cultura, do Saae e da Prefeitura Municipal.
01/10 – Outubro Rosa – O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para tanto, o sindicato lança campanha de conscientização junto à categoria.
05/10 – Jinsem 2022: competição de Xadrez – Realizada a competição de Xadrez, na sede central do sindicato. Amanhã haverá competição de Futebol de Salão no Clube do Servidor.
09/10 – Sinsem na luta contra a PEC 32 – Proposta pelo governo Bolsonaro, a PEC 32 (Reforma Administrativa) poderá entrar em votação a qualquer momento, conforme tinha anunciado o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O sindicato mobilizou a categoria para pressionar deputados locais a votarem contra, uma vez que a DEMISSÃO de SERVIDORES ESTÁVEIS, ao lado da privatização dos serviços e da precarização de novos contratos de trabalho no setor público, é ponto central da PEC 32.
10/10 – Campanha Salarial 2023 – Sindicato lança a Campanha Salarial 2023 para aprovação da pauta de reivindicações. Diretores do sindicato visitam locais de trabalho buscando propostas da categoria e abrem canal para envio de sugestão online.
21/10 – Eleição CIPA do SAAE – Sinsem dá início ao processo eleitoral com divulgação do período de inscrições para interessados em concorrer a vagas na Cipa para a gestão 2022-2023.
22/10 – Encerramento do Jinsem 2022 – Em clima de descontração e alegria termina o Jinsem 2022. Últimas competições – Peteca e Natação – são disputadas no Clube do Sinsem, onde também ocorreu a premiação das equipes campeãs, com entrega de medalhas e troféus. O encerramento contou churrasco de confraternização entre os participantes dos jogos.
24/10 – Grupo Melhor Idade celebra Dia Internacional do Idoso – Além de retomar as atividades do Grupo Melhor Idade, Sinsem realiza o ‘Dia da Beleza’ em homenagem ao Dia Internacional do Idoso. O evento acontece em parceria com o Iprem, Senac, Mirra Cosméticos e Kayra Cosméticos.
25/10 – Assembleia aprova demandas da Campanha Salarial 2023 – Servidores aprovam, por unanimidade, os 39 itens da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023.
28/10 – Dia do Servidor com Show de Prêmios – Realizada a 2ª edição do Show de Prêmios para servidores filiados, cujo sorteio foi feito no Clube do Sinsem com transmissão ao vivo por meio da página do sindicato no Facebook. Mais de 30 itens foram sorteados, como TV, aparelho de celular, airfryer, bicicleta e outros. Durante o sorteio foi anunciado o ‘Sextou dos Servidores’, também em homenagem ao Dia do Servidor Público.
01/11 – Novembro Azul – Por meio de suas redes sociais, sindicato alerta servidores sobre o mês de prevenção ao câncer de próstata.
01/11 – Sinsem protocola reivindicações da Campanha Salarial 2023 – Documento é encaminhado ao Governo com solicitação de agendamento de reuniões para o início das negociações das demandas aprovadas em assembleia, tendo em vista que a data-base da categoria é o dia 1º de janeiro.
03/11 – Eleições do Conselho de Alimentação Escolar – Realizada, na sede do Sinsem, assembleia para eleição de dois titulares e dois suplentes para o Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
08/11 – Curso de gestão sindical em BH – Diretores do Sinsem participam, em Belo Horizonte, da 6ª edição do Movimento Sindis – Sistema de Gestão de Sindicatos. Evento reuniu gestores, presidentes sindicais e especialistas de todo o Brasil para debater ações e estratégias para o crescimento e fortalecimento das entidades, como redução de custos, marketing, comunicação sindical, cenários políticos, soluções para a inovação e desenvolvimento das gestões e aumento da arrecadação.
18 /11 – ‘Sextou dos Servidores’ reúne trabalhadores da Educação – Apelidado #SextouDosServidores, o primeiro encontro em comemoração ao Dia do Servidor Público reune, no Clube do Sinsem, servidores da Educação. Comida de boteco, churrasco e boa música marcam a festividade.
22/11 – Eleição CIPA do SAAE – Coordenado pelo Sinsem, o processo de eleição para composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para o mandato 2022|2023 aconteceu no pátio da autarquia.
25/11 – Saúde se encontra no segundo ‘Sextou dos Servidores’ – Clima de alegria e descontração também esteve presente no #SextouDosServidores que reuniu, no Clube do Sinsem, funcionários do setor de Saúde do município. Muita diversão, alegria e música ao vivo com a cantora Belu Sena.
01/12 – Campanha Natal Sem Fome 2022 – Lançada mais uma edição da campanha Natal Sem Fome para arrecadar alimentos não perecíveis para distribuição a famílias carentes da cidade.
02/12 – ‘Sextou dos Servidores’ tem transmissão do jogo do Brasil na Copa em telão – Terceira confraternização reúne servidores do Saae e de todas as Secretarias Municipais no Clube do Sinsem. Além do churrasco, comida de boteco e música ao vivo, a novidade foi a transmissão do jogo Brasil x Camarões em um telão disponibilizado pelo sindicato.
07/12 – Sindicato notifica secretário de Educação sobre rateio do Fundeb 2022 – Secretário de Educação é notificado pelo Sinsem para que sejam adotadas providências para a efetivação do rateio de eventual sobra dos recursos do Fundeb 2022.
09/12 – Último ‘Sextou dos Servidores’ reúne aposentados e pensionistas – Evento marcado por reencontros de colegas que não se viam há tempos encerrou as homenagens referentes ao Dia do Servidor Público promovidas pelo Sinsem durante quatro sextas-feiras consecutivas.
14/12 – Professores escolhem representantes no CMACS-FUNDEB – Assembleia realizada na sede do Sinsem elege representantes dos professores da educação básica da rede pública municipal para compor o CMACS-FUNDEB (Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para o mandato 2023/2027.
15/12 – Técnico-Administrativos das escolas elegem representantes no Conselho do Fundeb – Também na sede do Sinsem-GV foi realizado o processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros do CMACS-FUNDEB que vão representar servidores desse segmento.
20/12 – Sinsem finaliza Campanha Natal Sem Fome – Alimentos arrecadados na campanha Natal Sem Fome são repassados para a Cáritas Diocesana – entidade criada pela Diocese de Valadares. A iniciativa do sindicato ajudou diversas famílias e entidades carentes cadastradas na Cáritas.
21/12 – Senado aprova fonte de custeio para pagamento do Piso da Enfermagem – Senado Federal aprova, por unanimidade, a proposta que estabelece as fontes de custeio para o pagamento, em todo o país, do Piso Nacional da Enfermagem.
22/12 – Novos membros da Cipa do Saae tomam posse – Empossados os novos membros eleitos e indicados para a gestão 2022-2023 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A ato aconteceu nas dependências da autarquia.
23/12 – Sindicato pede cumprimento da lei que garante pagamento de hora extra em ponto facultativo – Procurado por servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), diretores do Sinsem, acompanhados do advogado do sindicato, estiveram na autarquia para cobrar o pagamento de horas extras aos funcionários que trabalharam nos dias de ponto facultativo, conforme determina lei municipal.
26/12 – Sinsem cobra do Executivo correção do Imposto de Renda – A pedido de servidores da Educação, Sinsem solicita do Executivo providências para análise e correção de descontos que estariam sendo praticados sobre o pagamento acumulado de benefícios, fazendo com que o percentual de contribuição incida sobre uma base de cálculo acima da real remuneração do trabalhador. O motivo seria a falta de comunicação à Receita Federal sobre os rendimentos recebidos acumuladamente. O sindicato também vai tratar do assunto nas reuniões de negociação da campanha salarial 2023.
28/12 – Clube do Sinsem e sede administrativa recebem novos investimentos – Altura das grades em volta das piscinas do clube é elevada para garantir mais segurança aos frequentadores e 15 ombrelones são instalados no espaço de lazer. A sede administrativa, no Centro, também passa por manutenção, com pintura interna e externa, e restauração da calçada que dá acesso ao sindicato, que está recebendo piso tátil para orientar deficientes visuais.
Parabéns ao sindicato, cada feito muito bem colocado, com muita clareza!!