Desde ontem (12), segmentos da educação pública municipal estão se reunindo para discutir e eleger os representantes que vão compor o CMACS-FUNDEB (Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para o mandato 2023/2027.
São reuniões com estudantes da educação básica (EJA), da sociedade civil, com pais de alunos, diretores de escolas, professores e com servidores técnico-administrativos das escolas públicas municipais.
Todos esses públicos têm assento no Conselho do Fundeb, um colegiado independente que acompanha e faz o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo que são repassados para Governador Valadares.
“É importante que todos os setores da educação participem do processo de eleição dos
representantes sociais, pois o conselho é quem fiscaliza, no município, a aplicação dos
recursos, aprova ou não os gastos e emite parecer para o MEC [Ministério da Educação]”, ressalta a presidente do Sinsem, Sandra Perpétuo.
As reuniões para a eleição dos novos membros do CMACS-FUNDEB são feitas por setores, conforme o seguinte cronograma:
Nesta quarta-feira (13), caberá ao Sindicato reunir professores e servidores técnico-administrativos das escolas municipais e conduzir a eleição dos representantes desses setores para o Conselho do Fundeb.
A assembleia acontece às 16 horas, na sede administrativa do Sinsem-GV (Rua Barão do Rio Branco, 779, Centro).