O Sinsem-GV (Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares) protocolou hoje (1º), junto à Prefeitura Municipal, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023. No documento, entregue pela presidente Sandra Perpétuo e o diretor Adriano Sabino, o Sindicato também solicita agendamento de reuniões para início das negociações, tendo em vista que a data-base da categoria é o dia 1º de janeiro.
As reivindicações foram sugeridas pelos servidores do município, por meio de formulário on-line disponibilizado no site do Sindicato (sinsemgv.com.br) entre os dias 10 e 21 do mês passado. No dia 25 de outubro, as demandas foram aprovadas em assembleia geral.
Sandra Perpétuo ressalta que a expectativa é que as reivindicações possam não apenas ser discutidas entre Executivo e Sindicato, mas também atendidas. Ela lembra que vários itens aprovados pelos servidores em 2021, referentes à campanha salarial 2022, não foram “sequer respondidos” pelo governo.
“Desde o final do ano passado, muitas reuniões foram agendadas e depois adiadas pela administração. Esse ano, em respeito aos servidores, esperamos que possamos estabelecer o diálogo necessário para melhor atender às reivindicações da categoria”, comenta a sindicalista.
São 41 pontos reivindicados, entre eles:
– Garantia de recomposição salarial conforme variação inflacionária acumulada em 12 meses (janeiro a dezembro/2022) + 1,52% restantes referente a 2020, sendo o reajuste efetuado a partir de 1º de janeiro do próximo ano – data-base da categoria, independentemente da data de envio de projeto de Lei do Executivo à Câmara Municipal;
– Aumento de 10% sbre os salários reajustados pelo IPCA, a título de ganho real para uprir as perdas do período, como aumento da contribuição previdenciária, reajuste do PAM, custo de vida etc;
– Negociação do pagamento dos reajustes previstos no Plano de Carreira – LC 170/2014;
– Eleição direta para diretores de escolas.