CONTATO : 33 3271 3025

InícioArquivosSinsem se reúne com diretoria do Saae para tratar de demandas dos...

Sinsem se reúne com diretoria do Saae para tratar de demandas dos servidores

 

A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV) se reuniu, na tarde de ontem (16), com representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para discutir itens da pauta de reivindicações aprovada em assembleia geral e protocolada no município em outubro do ano passado. A reunião ocorreu no prédio da Prefeitura.

O primeiro assunto tratado, segundo informou a presidente Sandra Perpétuo, foi a realização de concurso público na autarquia, uma vez que o Ministério Público apontou que 42% do quadro de pessoal são de contratados em regime temporário, inclusive em cargos que só poderiam ser ocupados por servidores efetivos, ou seja, após prévia aprovação em concurso.

Sobre essa questão, a direção do Saae garantiu que estão sendo feitos estudos para a realização do concurso.

Em seguida, os sindicalistas questionaram sobre a possível privatização da autarquia, tendo em vista que estudos foram autorizados pelo município, e justificaram que a falta de respostas estaria causando um início de clima de inquietação entre os funcionários. A direção do Saae não confirmou nem negou tal possibilidade.

O Sinsem ainda solicitou que um representante do Sindicato pudesse acompanhar os estudos técnicos que estão sendo feitos por empresas privadas, demanda que também ficou de ser analisada pela autarquia.

Plano de carreira

A revisão do plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores do Saae (LC 171/2014) é uma reivindicação dos funcionários do órgão e foi mais uma vez cobrada pelo Sindicato. Segundo a diretoria do Saae, a Procuradoria Geral do Município (PGM) estaria avaliando os impactos das alterações para subsidiar as discussões entre autarquia e servidores.

Foram propostas as seguintes mudanças:

  • Conceder progressão aos servidores do Saae com um ou dois graus sobre o vencimento do cargo a cada ano que concluírem curso de treinamento, qualificação ou aperfeiçoamento, com duas progressões por ano;
  • Conceder a promoção por escolaridade adicional;
  • Conceder gratificação para todos os Supervisores de Turma, e garantir que o cargo seja ocupado apenas por profissionais “que entendam do serviço”;
  • Reajustar as gratificações por escala (GPE), de 5% para 15%;
  • Gratificar servidores que exerçam atividades nas comissões internas do Saae;
  • Conceder gratificação por produtividade para todos os servidores do Saae.

Outros itens da pauta também foram cobrados pelos sindicalistas, como o retorno dos plantões para o setor de pequenas comunidades e providências para que o cargo de Diretor -Geral do Saae seja ocupado por servidor efetivo e eleito pelos trabalhadores da autarquia.

A reunião se deu com a presença dos sindicalista Sandra Perpétuo, Cristiane Esteves, Geraldo dos Santos, Marcelo Cardoso, Adriano Sabino, Gilmar Rodrigues, do diretor de Gestão do RH do Saae, Júlio Siman, e do secretário-Adjunto de Governo, Daniel Portes.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio -spot_img

Mais popular

Leia também