CONTATO : 33 3271 3025

InícioArquivosSinsem participa de primeira reunião do ano com a prefeitura para negociar...

Sinsem participa de primeira reunião do ano com a prefeitura para negociar pauta da categoria

 

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), na prefeitura de Governador Valadares, a primeira reunião entre o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV) e representantes da administração, marcando a abertura das negociações da campanha salarial 2022.

Participaram os sindicalistas Sandra Perpétuo, presidente do Sinsem, Tandrey Oliveira, vice-presidente, o advogado Rogério Nalon, os diretores Marlon Cândido, Gilmar Alves e Marcelo Barbosa, e os representantes do Executivo Leandro Amaral (Secretário de Governo), Caroline Sangali  (Secretária de Saúde), José Prata (Secretário de Educação), Walter de Albuquerque (diretor Geral do Saae), entre outros.

Todas as demandas da pauta aprovada em assembleia foram tratadas na reunião, sendo que o foco principal girou em torno dos pedidos de recomposição salarial de 17% e pagamento do piso nacional do magistério, que sofreu reajuste de 33,23%.

Nessa primeira rodada de negociação, ficou decidido o agendamento de uma nova reunião para tratar especificamente das demandas econômicas, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 1º de fevereiro, às 14h.

O secretário de Governo solicitou do setor de contabilidade da prefeitura uma análise do impacto financeiro decorrente de um eventual reajuste salarial de 17%, conforme  defendido pela categoria.

Com relação às demais pautas reivindicadas, será apresentado pela administração um calendário de reuniões com cada secretaria para tratar de demandas específicas da pasta.

O sindicato também cobrou um cronograma referente à nomeação dos aprovados no concurso público de 2020, reiterando que a retardação do processo impacta ainda mais as finanças do Iprem (Instituto de Previdência Municipal), além de afetar a qualidade da prestação dos serviços públicos devido, entre outros, à rotatividade de funcionários contratados.

Rateio

A presidente Sandra Perpétuo questionou se havia um novo posicionamento sobre o rateio dos recursos do Fundeb, no entanto, em que pese a lei federal de 27 de dezembro, autorizando a medida, o secretário de Educação, José Prata, voltou a afirmar que o FNDE  não autoriza a distribuição das sobras entre os profissionais do magistério. A sindicalista ressaltou que vai continuar lutando pelos direitos da categoria em todas as esferas da Justiça.

Progressões

Também foi cobrado, pelo sindicato, o pagamento das progressões aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, conforme prometeu o prefeito André Merlo (PSDB) em vídeo postado nas redes sociais em dezembro. De acordo com o governo, o grande número de certificados para análise atrasou o pagamento, que deverá ser efetuado até o mês de junho.

Outras reivindicações também foram feitas pela diretoria do Sinsem, como a previsão para devolução dos descontos indevidos feitos pelo Iprem de contribuições temporárias de servidores do Saae, Semosu, Saúde e outras pastas; a revisão da lei 171; posicionamento do Executivo com relação ao congelamento de benefícios como quinquênios e férias-prêmio em decorrência da lei federal 173/2020. Todas essas questões, além de outras demandas aprovadas pelos servidores, estarão na pauta das próximas reuniões.

Filie-se ao seu sindicato. O SINSEM de luta voltou!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio -spot_img

Mais popular

Leia também