Profissionais do magistério realizaram, na tarde de ontem (22), mais uma manifestação exigindo a distribuição das sobras dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) 2021. O ato aconteceu em frente ao prédio da Prefeitura de Governador Valadares.
Leia Também: Em manifestação em frente à SMED, servidores pedem “rateio do Fundeb já!”
De acordo com documento enviado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) ao Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV), as sobras dos repasses do Fundo ao município é de cerca de R$ 22 milhões. Esse recurso deveria ter sido incorporado aos vencimentos dos servidores do magistério, conforme determina a lei, mas não foi o que aconteceu.
No último dia 13, a categoria realizou manifestação em frente à Smed, cobrando do secretário o pagamento do abano salarial. Ontem, dirigentes do Sinsem e servidores exigiram do prefeito André Merlo (PSDB) a distribuição das sobras entre os profissionais da educação básica. Ninguém do governo desceu para conversar com os manifestantes e nenhum vereador compareceu ao ato.
O Sinsem-GV vai acionar a Justiça para tentar garantir que o município cumpra a lei que estabelece que o mínimo de 70% dos recursos do Fundeb seja destinado anualmente à remuneração dos profissionais do magistério.
Filie-se ao seu sindicato. O SINSEM de luta voltou!