Devido à recusa da Prefeitura de Governador Valadares em conceder aos professores da rede pública municipal o adicional por Frequência e Desempenho Profissional (AFDP), apelidado de 14º salário, o Sinsem-GV, por meio de sua equipe jurídica, impetrou uma ação na Justiça local para que a Lei nº 5.821/2008 fosse cumprida.
O juiz deliberou a favor do sindicato, mas o governo recorreu. No entanto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), além de manter a decisão, deu prazo de 90 dias para o município cumprir a sentença.
Depois de seis meses de espera, já que a gratificação deveria ter sido concedida em maio, os professores receberam, hoje, o valor de um salário mínimo em reconhecimento e incentivo ao trabalho desenvolvido nas salas de aula.
“Estamos felizes com essa vitória, o adicional é um direito dos professores e eles merecem. Esse é mais um resultado do empenho da atual diretoria do sindicato, que não foge do seu compromisso de lutar pelos interesses da categoria. Vamos continuar buscando o diálogo com o governo, mas, acima de tudo, não mediremos esforços para cobrar o respeito aos direitos e conquistas dos servidores”, comemora a presidenta do Sinsem, Sandra Perpétuo.
Filie-se ao seu sindicato. O SINSEM de luta voltou!