A direção Geral do Saae bateu o martelo na manhã desta terça-feira, dia 30/6: só fará a concessão da progressão funcional por avaliação de desempenho aos servidores da autarquia após alterar a Lei Complementar 171/2014 – que institui o plano de cargos, carreiras e vencimentos do pessoal do Saae.
Em consequência, os servidores decidiram fazer uma grande manifestação na porta da prefeitura de Valadares nesta quarta-feira, dia 30/6, das 11h às 13h. Além disso, deliberaram também em parar as atividades do Saae no dia 7 de julho.
A decisão da diretoria do Saae foi anunciada pela presidente do Sinsem-GV, Sandra Perpétuo, logo após o término da reunião que durou cerca de 1hora e 30 minutos.
Ela explicou que o governo pretende encaminhar para a Câmara Municipal uma proposta de alteração da LC 171/2014, para, só então, garantir o pagamento da primeira progressão aos últimos servidores que adquiriram a estabilidade após ingressarem na autarquia por meio do concurso público realizado em 2016.
No total, 27 funcionários reivindicam o benefício. Os demais, cerca de 180 servidores que também passaram no último concurso, conquistaram o direito antes do jurídico do Saae dar nova interpretação à lei complementar, dificultando a concessão da progressão para apenas uma pequena parte do funcionalismo.
Os servidores querem o pagamento da progressão de imediato, uma vez que o governo não fixou prazo para quando pretende conceder, de fato, o benefício.